Jovens participam de oficinas e desenvolvem peças de comunicação




Uma das importantes atribuições do Selo Unicef é a realização das peças de comunicação que divulgam o trabalho em que os jovens participam. Muitos tipos diversos de peças podem ser elaborados, desde que sejam desenvolvidos pelos próprios jovens e divulguem eventos reais, que já aconteceram ou que vão acontecer. Na tarde da quinta-feira (19) dezenas de jovens se reuniram na Biblioteca Municipal Novos Horizontes para elaborar as primeiras.

Ministrado pela Comissão Pró – Selo a oficina consistiu em informações básicas sobre como elaborar as peças e instruções sobre notícias, no decorrer da tarde as crianças e os adolescentes desenvolveram o trabalho, gravando áudio, fotografando, filmando com câmeras digitais, desenhando, redigindo textos.

Os jovens trabalharam de acordo com os Grupos de Trabalho (GT) que integram: Esporte e Cidadania, Educação para convivência com o Semiárido e Cultura e Identidade Afro-brasileira e Indígena. Cada um elaborou pelo menos uma peça de comunicação.

Mais numeroso, o GT Cultura e Identidade Afro-brasileira e Indígena se dividiu e elaborou um cartaz e selecionou alguns jovens para gravar o áudio que circulará em carro de som, convidando a todos para o Circuito Esportivo que acontecerá na próxima quinta-feira, dia 26 de abril. Além de circular pelas ruas esse áudio será posto para transmissão na Rádio Escola que funciona no Severo Maria Eulálio.

Os jovens do Esporte e Cidadania optaram por elaborar um jornal impresso, cuja diagramação é realizada no programa Word. Já os integrantes da Educação para convivência com o Semiárido se ocuparam da realização de um grande jornal mural. Nessa peça em questão se responsabilizaram por divulgar ações que mostram as crianças visitando locais importantes do município em aulas de campo, além de atividades que vão acontecer, como o fórum e o Circuito Esportivo.