o jornalista tem ou não uma profissão bem remunerada?

Alguém com criatividade, responsabilidade e compromisso com o que faz dificilmente não terá oportunidades para evoluir em sua carreira. Considero que não basta fazer um curso de jornalismo para sair da universidade com emprego de salário contado em dólares para só depois ser “o bom”. Ora, a profissão quem faz é o profissional. Existem estudantes de licenciatura que ganham muito mais do que bacharéis em Direito habilitados pela OAB. O caso de ser ou não tão bem remunerado assim, não deve interferir na vocação de cada pessoa, é preciso muito amor à profissão e não só pensar no salário miserável que deverá receber, mas também nas vidas que dependem de suas palavras ou atitudes, pois ser jornalista também é construir estruturas e melhorar a sociedade.

2 comentários

Rosana disse...

No livro Ética da Informação, de Daniel Cornu,.. diz no segundo parágrafo do capítulo 1:"O jornalismo é uma profissão 'aberta', que não exige formação específica ou diploma."
Apesar de tantos conselhos e sindicatos é a realidade que nós,futuros comunicólogos estamos prestes a enfrentar. Esse talvez seja um dos principais motivos para que os profissionais da área não sejam bem remunerados, póis é preciso estar bem qualificado para atender às exigências do mercado, mas nem sempre o nosso esforço e nosso empenho é reconhecido. Precisamos mudar essa realidade e lutar por nossos direitos.

Bel disse...

Apoiado!