Afinal de contas, o que é ser jornalista?


Essa era uma pergunta que me fazia até chegar no primeiro dia de aula do curso de Comunicação. Hoje me pergunto "isso é jornalismo?" Pode parecer a mesma coisa, mas essas duas perguntinhas, apesar de terem o mesmo foco, têm respostas diferentes.

Aí, quem sabe, alguém que defende piamente o diploma de jornalismo afirma: é jornalista é aquele que recebe o diploma, pois estudou para isso. E outro que teve anos e anos reconhecido como um excelente jornalista afirma: é aquele que tem o "dom" para isso, pois não é qualquer um que consegue tal reputação. Então, quando vejo essas duas afirmações minha cabecinha com mente de criança dá "tilt" e entra em pane: que é que eu estou fazendo aqui? Não seria melhor distribuir meu currículo em tudo quanto é jornal e com acordos conseguir meu tão sonhado emprego de jornalista?

Sei lá! Só sei que nem todo que recebe diploma de jornalista é jornalista, da mesma forma que nem todos que "exercem" a profissão também têm esse dom.

Aliás... alguém aqui sabe o que é ser jornalista?

0 comentários