05 de Outubro de 2008

E então parentes de todos os cantos vieram para participar de tamanho evento, o assunto e tema de todos os tipos de conversa, intrigas e alianças entre famílias e amigos são feitas e desfeitas por tamanho crédito que é concebido a apenas um único dia que poderá mudar definitivamente toda a história de uma comunidade, a cidade vê gente nova e gente velha desaparece, movimento constante nas ruas e quando o dia passa muitos choram ou de tristeza ou de alegria.... Isso mesmo, estou falando das eleições.


Antes que eu me esqueça: Parabéns! Nós, eleitores, fizemos valer nossa importância na sociedade, conseguimos eleger alguém que irá liderar nossa cidade por mais ou menos 4 anos inteiros e também nossos representantes na Câmara dos Vereadores.

O que me intriga é essa tal de compra de voto que evolui junto com a segurança usada para evitá-la. Não entendo, se o voto é secreto porque tem gente que ainda se compromete? Tudo bem que a quantidade de votos da urna para cada candidato pode ser vista e uns dizem que até mesmo as horas podem ser previstas, também não tem problema o fato de que "discussões" entre candidatos e eleitores na verdade sejam do tipo "o seu é mais feio do que o meu" e "não gostei da cara do seu", não me importo também quando vejo comícios onde o que é mais importante é ofender o candidato oposto e "fazer volume" com eleitores embriagados e pulando feito loucos com as musiquinhas de todas as cidades (mudando apenas o nome e número) à todo o volume e com criancinhas recém-nascidas tontas de tanto barulho que confundem suas cabecinhas e prejudicam seus ouvidinhos.

E não diga que isso não é verdade por que é! Eu vi tudo isso e mais um pouco.

Envergonha-me tamanho descaso com o que realmente seria política e invejo Teresina que teve um bom prefeito, debates, candidatos (de responsa) e uma eleição mais limpa que a daqui. Parece que estamos no meio de uma multidão gritando e ninguém nos ouve. Agora acho que nos ouvem sim, só não dão importância, se "adaptaram" ou se acostumaram com o que seria política e por causa dessa maioria possíveis candidatos se desiludem e atuais candidatos não se importam e tudo o que querem é o dinheiro do partido e sem se esquecer do dinheiro público, afinal como irão repor o dinheiro perdido comprando tantos votos?


2 comentários

Paula Carvalho disse...

Amo esse blog...Gente, entrem...comentem!!!!
Nossa turma precisa se ajudar...Somos jornalistas, críticos, mas, tbm humanos!!
Beijos!

mpsr disse...

aí é que tá, que tipo de críticos nós somos? Adoro críticas construtivas... :-D