UM POUCO DE HISTÓRIA. . .


“TODO DIA ERA DIA DE INDIO, MAS AGORA ELES SÓ TEM O DIA 19 DE ABRIL”: Jorge Ben


Para alguns essa data passa despercebida isso por que muitos ainda não se deram conta da importância dela. Esta data comemorativa foi criada em 1943 pelo então presidente Getúlio Vargas, mas por que 19 de abril?

"No ano de 1940 foi realizado no México, o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Além de contar com a participação de diversas autoridades governamentais dos países da América, vários líderes indígenas deste continente foram convidados para participarem das reuniões e decisões. Porém, os índios não compareceram nos primeiros dias do evento, pois estavam preocupados e temerosos. Este comportamento era compreensível, pois os índios há séculos estavam sendo perseguidos, agredidos e dizimados pelos “homens brancos”. No entanto, após algumas reuniões e reflexões, diversos líderes indígenas resolveram participar, após entenderem a importância daquele momento histórico. Esta participação ocorreu no dia 19 de abril, que depois foi escolhido, no continente americano, como o Dia do Índio."

Fonte: http://www.suapesquisa.com/datascomemorativas/dia_do_indio.htm


E por que o dia do índio não foi condecorado como feriado nacional? Já que milhares foram trucidados durante séculos? Simbolicamente isso representaria uma homenagem, um momento de reflexão para nós analisarmos a contribuição das sociedades indígenas na nossa cultura, o que ainda seria pouco, infelizmente é lamentável que as atenções estejam voltadas para esses povos por apenas um dia, particularmente acho isso uma vergonha, e hoje o pouco que restou da cultura indígena, e de algumas tribos que se esforçam para resgatar sua cultura são ainda inteiramente desrespeitados (lembro com pesar daquele caso em que um índio pataxó foi queimado vivo enquanto dormia num ponto), onde está a “maldita” cidadania, direitos humanos, direitos iguais e toda essa parafernália utópica? Onde esta o direito à igualdade, à saúde e educação?

E eu me pergunto: Até quando meu Deus?

Mas hoje meus amigos, hoje, 21 de abril é feriado nacional. E por quê? Alguém pode me responder?

Pois bem... Joaquim José da Silva Xavier (nunca mais esqueço o nome dele, lembro que escrevi o nome dele na porta do quarto quando eu ainda fazia a 5ª série, eu tinha que “decorar” este nome, pois ele representava o grande mito, um grande herói que morreu pela pátria) vulgo Tiradentes, dentista, tropeiro, minerador, comerciante, militar e ativista político, apenas um homem (sem querer desmerecer o valor da vida de ninguém), que foi esquartejado e teve os membros expostos em praça pública recebe atenção especial, nada mais do que justo, mas, e os índios por acaso não foram esquartejados, molestados, tendo seus filhos mortos e toda a sua cultura revertida a pó, em séculos de dominação e exploração?E como se não bastasse hoje carregam a cruz do desprezo, desprezo das autoridades, desprezo da população brasileira, o desprezo dos ignorantes.

Deixo aqui apenas uma singela homenagem a eles, os construtores do Brasil.

UMA HOMENAGEM A TODOS OS ÍNDIOS DO BRASIL

Somos filhos da terra cor de urucum.
Dos sons do igarapé e da força do jatobá.
Das águas do Araguaia, do Tapajós, do Iguaçu.
Somos filhos do sol de Kuaray, da lua de Jaci.
E da chuva que semeia o guaraná, a pitanga e o aipim.
Somos filhos dos mitos.
Do uirapuru e seu canto, do vento e do pranto.
Guerreiros, fortes, sábios.
Somos Ianomânis, Guaranis, Xavantes, Caiabis.
E o que somos nunca deixaremos de ser.

Autora: Zeli Poa

1 comentários

Rosana Assis disse...

Concordo. É inacreditável como nós brasileiros não valorizamos o que realmente faz parte de nossa história. Nada contra o feriado de 21 de abril. Seria interessante se os índios, grandes contribuidores para nossa cultura, pudessem ter todo respeito e admiração que de fato merecem.