Movimento em Defesa dos Jornalistas sem Diploma

Belinda Barros

"Jornalista precisa de diploma da vida, não de diploma de jornalista."

Baseada na indignação de nossa colega Rosana, dedico este post à mesma.

Fala sério! Olha só no que já estão pensando. Nossa, isso me lembra muito do tal do "QI", sabe? Isso mesmo, "Quem Indica".
Quem indica quem deveria tomar tal posição em seu jornal. Ora, eu sei que existe muitas pessoas esforças e que dão um duro danado para que chegarem a tal emprego. Mas isso não significa que precise se fazer de coitadinho pra conseguir um cargo que não deveria ser seu "por direito".

A vida ensina tantas coisas... a vida ensina que mel, limão e romã faz bem pra garganta e gripe. A vida também ensina que comer chocolate demais dá dor de barriga e muitas espinhas na cara. A vida mais uma vez nos ensina que comer comida estragada nos rende muitas horas no banheiro (quando o caso é simples). Mas nem por isso sou médica graças à vida!
Eu fico bêsta quando vejo um post desses. É como se eu pedisse pra minha mãe fazer a planta da nossa casa, eu tenho certeza que ela faria muitas coisas boas como uma área maior, uma casinha linda pro cachorro e um quarto para cada filha, mas também sei que com certeza o teto taria com problemas e a estrutura de certos aposentos como o banheiro e a cozinha não estariam sempre perfeitos, isso sem contar que o maior quarto seria o dela!

Jornalista sem embasamento, é curandeiro vigarista que nada sabe, mas tudo se recomenda.
Se é necessário saber o que se diz, porque não cuidar da língua? O autor daquele post foi meio contraditório: defende que não precisa de formação em curso superior na área de jornalismo, mas é de acordo com jornalistas de curso superio...
Ora, médico fala de medicina, economista fala de economia, engenheiro fala de engenharia, jornalista zé ruela que vive de bico fala de dinheiro fácil que não consegue, por causa de algum bacharel em Comunicação Social.
Se para ser jornalista tenho que falar do que eu sei, porque não o jornalismo? Médico fala com médico, economista fala com economista, engenheiro com engenheiro, jornalista com o povo.
Somos o elo de ligação entre essas coisas complicadas e as coisas simples. Somos os responsáveis de transmitir delicadas notícias a quem nós chamamos de sociedade. Não podemos ser qualquer um. Nossa profissão é tão importante quanto qualquer outra que citei aqui, talvez até mais. Somos nós quem contornamos e fazemos as situações. Uma responsabilidade tão grande quanto essa não pode ficar em mãos de aspirantes, é necessário todo um trabalho, treinamento e capacitação que só um curso superior na área pode especificar.

Nós tiramos ou damos vidas aos fatos, pessoas ou coisas. Nós somos médicos, economistas, engenheiros, arquitetos, advogados, professores, geneticistas e tantos "istas" que nem 4 ou 5 anos de universidade seriam necessários para tanta responsabilidade.
Se formos analisar, nosso Curso Superio de Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, nada mais é que um simples ensino básico, porém muito necessário.

Clique aqui, para conhecer o tal blog.

1 comentários

Antonio Rocha disse...

só concordo em númer, ogenero e grau.
Isso aí Bel!