Comunidade da Baixa Fria inicia faz a primeira coleta de mel desta safra

O inverno chegou e junto com ele as expectativas de uma melhoria de vida para o nosso sertão também. Alguns plantam, outros colhem. Mas quem entende de apicultura sabe que não existe época melhor que as das chuvas para se ter uma boa safra de mel. É nessa época que os estoques aumentam a todo vapor fazendo jus à fama da CASA ÁPIS como modelo de central de cooperativas.

Nessa semana a comunidade de Baixa Fria em São João da Canabrava já está em clima de união e cooperativismo. As primeiras melgueiras já foram coletadas e os resultados dessa coleta otimizam ainda mais as expectativas para a safra desse ano. Apenas nessa primeira coleta já foram mais de três mil quilos e o estimulado é que pelo menos 18 toneladas serão coletadas com uma média de 30 quilos por melgueira.

União e cooperativismo são dois fatores essenciais para o progresso da cooperativa. Além dos benefícios financeiros que o mel coletado estará trazendo, dia de coleta significa dia de interagir com os outros membros. É o dia em que famílias se reúnem e dividem as tarefas entre si. Uns entram nos apiários para pegar as melgueiras enquanto outros ficam na Casa de Mel para higienização do local e retirarem o mel das melgueiras.

Enquanto as crianças brincam do lado de fora, pais, tios e irmãos mais velhos trabalham do lado de dentro com todo o rigor possível para preservar a qualidade do mel. São pessoas devidamente uniformizadas e higienizadas tomando a maior cautela para que nada venha interferir no delicado trabalho de extrair o resultado de suas abelhas. Lá, todos os cuidados são tomados desde a lavagem do estabelecimento antes das melgueiras chegarem, até a extração e saída do produto em baldes apropriados e tampados para o depósito.

Depois desse longo dia, nada melhor do que umas cadeiras, uma árvore em frente à casa do Seu Antonio, um pouquinho de mel e muita conversa pra se ter com os amigos e companheiros que tiveram mais um dia de histórias para contar...

Belinda Barros

  

1 comentários