O Ministro Roberto Mangabeira Unger visita a COCAJUPI e CASA ÁPIS

O Ministro Roberto Mangabeira Unger chegou nesta quarta-feira (4) em Picos para uma visita à CASA ÁPIS e à COCAJUPI. Após a saída do aeroporto o ministro visitou a COCAJUPI onde conheceu todo o processo que envolve as castanhas e se informou sobre preços de mercado e ações da COCAJUPI. Em seguida partiu rumo à CASA ÁPIS. Logo na chegada viu um container que já estava de partida para exportação.

Depois de passar pelos aventais para preservação da qualidade do mel, nosso ilustre visitante conheceu as dependências internas da fábrica e viu todo o processo que o mel passa para garantir seu controle de qualidade e certificação.

Em entrevista elogiou as cooperativas, ressaltando a importância de se ter uma central para dar apoio às pequenas cooperativas e aos pequenos produtores e assim “libertar o pequeno da dependência do atravessador”, declarou o ministro.

Para ele, a CASA ÁPIS “é uma iniciativa exemplar que mostra como fazer para reconciliar a pequena escala da produção com o imperativo do avanço econômico e tecnológico”, ainda afirma que é necessário juntar e promover um regime de concorrência cooperativa que permite aos pequenos produtores cooperarem e competir ao mesmo tempo.

Uma das saídas que destacou para a democratização do mercado foi a inclusão e ampliação de oportunidades combinada a uma obra revolucionária em matéria de ensino público, uma nova escola média que junta ensino geral e capacitação orientadora com um novo tipo de ensino técnico flexível. De acordo com ele essa combinação irá libertar o nordeste e apontar caminhos para o país.

Após a visita à sede o ministro e sua comitiva visitaram a construção do Centro Tecnológico Apícola, onde serão realizadas pesquisas no ramo do mel em parceria com as universidades da região de Picos para melhorar a qualidade do mel e suas técnicas.


Belinda Barros

1 comentários